RESENHA: LIVRO CLUBE DA LUTA

“1ª regra: Você não fala sobre o Clube da luta.” Quero ver quem vai me impedir, eu vou falar sobre esse livro hoje sim. O Clube da luta foi escrito pelo autor Chuck Palahniuk, foi publicado pela Editora Leya, e tem 270 páginas fascinantes.

IMG_20180625_234033_847

SINOPSE

O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acredita ter encontrado uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito. O livro serviu de base para um filme de 1999, procurando adaptar a atmosfera do livro, o mundo caótico do personagem e o humor negro do autor.

O narrador, que não nos informa seu nome, é um homem desiludido da vida, infeliz no trabalho, sem motivação para viver, e que frequenta grupos de apoio a pessoas com câncer, em fase terminal, e algumas outras doenças, na esperança de se sentir um pouco melhor. Em um desses grupos ele conhece Mayla, que assim como ele, finge ter essas doenças para participar dos grupos. Os dois sentem-se incomodados um com o outro, e decidem fazer um acordo, dividir os grupos. Com uma nova lacuna em sua vida, a falta dos grupos, e nesse momento Tyler Durden, melhor amigo do narrador, pede para que ele lhe dê um soco, e eles criam o grupo da luta, inicialmente os dois, porém o clube ganha medidas proporcionais e regras rígidas. As pessoas que participavam do clube não eram “ninguém” nas lutas, eram todos iguais, ninguém deveria falar sobre ela fora dali. E longe dali eram médicos, advogados, estudantes, vendedores, e todo ser humano comum que possamos encontrar por aí, todos querendo um novo motivo pra viver e/ou um lugar para descontar suas frustrações.

Com o crescimento do clube, e a quantidade exorbitante de pessoas que aderem ao movimento, ele se torna quase que uma doutrina, ou talvez se torne de fato uma.  Algumas pessoas serão recrutadas para participar de uma sociedade secreta, além do clube da luta, com missões secretas. O nosso narrador começa a sofrer muito a partir daí. Ele nota a imensa mudança do melhor amigo, Mayla começa a frequentar a casa em que eles moram junto, nutrindo um romance com Tyler e uma estranha relação com nosso narrador.

IMG_20180625_234033_848

O resto eu deixo para que vocês descubram. Eu sempre quis ler este livro, porém sempre adiei, e acabei não vendo o filme. Foi um livro muito indicado pelos professores durante minha faculdade, mesmo assim deixei ele para trás, e não me arrependo, acredito que li ele quando deveria ler. Eu achei o contexto incrível, sou extremamente apaixonada por histórias que contam um pouco sobre saúde mental, e esse livro fala disso o tempo todo, desde depressão, suicídio, transtornos de personalidade, estresse relacionado ao trabalho, entre outro. É um livro um tanto antigo, publicado pela primeira vez em 1996, porém fala de uma sociedade doente, ansiosa e descuidada consigo mesma, extremamente atual. É claro que o livro fala de uma história fictícia, ou não, mas é um alerta para que não deixamos que o estresse do dia-a-dia nos leve ao extremo.


Onde comprar: https://amzn.to/2MWK8fz

Anúncios

4 comentários sobre “RESENHA: LIVRO CLUBE DA LUTA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s