RESENHA: LIVRO UM EDUARD

Um livro que mistura todos os sentimentos? Que te faz ter raiva, pena, compaixão e aflição? Vamos falar sobre ele hoje, Um Eduard foi escrito por Luciano Quemello Borges, publicado pela Editora Papirum, e tem 173 páginas.

IMG_20180611_224842_220

Eduard é um homem manipulador, mentiroso, e que tem uma compulsão extravagante, sair com mulheres, gastar com motéis, prostitutas e bebida, o que vem levando ele a problemas financeiros. Ele então decidiu procurar Claire, uma psicóloga, para iniciar um tratamento, com a queixa principal de não conseguir mais amar.

Eduard dificultava muito as sessões, com um sigilo que muitas vezes prejudica a evolução de um paciente, ele entendia que tinha traumas, mas apenas queria uma solução sem mostrar a história real, o que realmente acontecia em seus pensamentos e o que havia acontecido em sua vida. Também não deixou que o plano de saúde fornecesse o seu sobrenome a psicóloga, e colocou regras sobre os assuntos abordados em sessão, para que ela não descobrisse algumas coisas. Também não forneceu nenhum número de emergência, e pediu para que ao invés de contar sobre sua semana, que a psicóloga lesse em sua caderneta, onde ele anotava toda sua rotina e vida, com omissões.

Claire por sua vez sustentava a casa quase que sozinha, o marido estava desempregado, e ambos andavam brigando muito, mesmo com todas as tentativas dela de levantar aquela relação. Em uma das sessões Eduard perguntou sobre a vida de Claire, e convidou-a para jantar. Ela aceitou.

Eu vou parar de relatar por aqui, pois toda a trama do livro começa aí, a partir desse momento começamos a entender um pouco do mistério de Eduard. A Claire me incomodou um pouco, ela é extremamente antiética em alguns pontos do livro, por ser psicóloga ela não poderia ferir o sigilo dos pacientes, e assim ela fez. Ela precisa de terapia, o marido precisa de terapia e Eduard precisa continuar. Justamente por ela ter me incomodado tanto que eu amei o livro, afinal se um personagem te incomoda é porque o autor conseguiu passar o que ele precisava/queria. Sendo assim, eu só queria saber mais, e mais dessa trama.

Eduard e o marido de Claire também me incomodaram, Júlio (o marido) por sua incompreensão, e Eduard pela manipulação excessiva, pelo excesso de controle de tudo, mas provavelmente isso faz parte da patologia dele. Mas para mim, a estrela do livro é Claire. Estou esperando ansiosa a continuação. Parabéns Luciano sua obra é incrível. ❤


Onde comprar: Com o autor

2 comentários sobre “RESENHA: LIVRO UM EDUARD

Deixe um comentário